Yuri Utida fala sobre como a procrastinação impede o indivíduo na realização do crescimento pessoal e profissional

Muitas pessoas acabam preferindo adiar alguma determinada tarefa do dia a dia, a empurrando cada vez mais para que não seja necessário se preocupar com ela naquele momento. Entretanto, muitas vezes, a partir desse adiamento, pode ocorrer de ficar sem tempo para fazê-la, deixando de entregar ou entregando com atraso.

Essa situação é denominada como procrastinação, que, apesar de parecer algo bobo, pode acarretar em muitas perdas de oportunidades durante a vida, uma vez que o ato de ‘deixar para outra hora’, leva o indivíduo a perder tempo, saúde, ter uma certa escassez financeira, entrar em relacionamentos doentios e tóxicos, entre outros.

Conforme explica o profissional Yuri Utida, entrar em ato de procrastinação impede a pessoa de crescimento tanto pessoal, quanto profissional, acumulando um fracasso em cima do outro, criando um ciclo de recomeços um sobre o outro. A pessoa não consegue aprender um idioma, ler um livro e só fica preenchendo o dia com bobagens, depois acaba se sentindo culpada e devastada por nunca ser reconhecida na profissão, por exemplo.

“A procrastinação é uma combinação mortal que faz as pessoas não realizarem aquilo que precisavam, elas acabam ficando desmotivadas e tem toda uma consequência no cérebro. Elas têm menos vontade ainda de seguir fazendo o que elas precisavam e acabam procrastinando ainda sob tudo aquilo que elas precisam fazer no dia a dia delas”, explica.

O grande problema é que essa culpa toda que a pessoa sente, faz com que ela sinta que sua vida está estagnada, morna e sem graça, a deixando em completa infelicidade. Naturalmente, sua produtividade e foco diminui ainda mais, criando ali uma bola de neve que a impede de agarrar novas oportunidades na vida.

A pessoa vai ficando cada vez mais cansada, porque não vê resultado no que faz, cada vez com menos energia, e acaba se sentindo culpada no pouco tempo que tem que se dedicar para família. E nesse tempo que ela precisa cuidar da própria saúde e ir numa academia, ela não tem qualidade, porque está com a cabeça em outro lugar, acabando por viver uma vida de culpa, sem protagonismo.

Por qual razão as pessoas procrastinam?

A procrastinação funciona como um vício, exatamente como uma droga. Toda vez que começa um novo ciclo, uma academia, um curso novo, um relacionamento, entre outros, o cérebro é inundado de neurotransmissores positivos como a dopamina e a serotonina, que deixa o indivíduo feliz, com muito prazer. Só que o corpo não mantém esse nível de altíssima euforia. A paixão ou aquilo que se sente como paixão para o organismo é insustentável, e o corpo entra em colapso depois de algum tempo.

Segundo Yuri Utida, nesse momento, o organismo precisa começar a regular isso, baixando esse nível de euforia, consequentemente, diminuindo a serotonina e a dopamina. É nesse momento em que as pessoas começam a ficar desestimuladas e desistir de continuar, seja a dieta, o treino na academia, ler um livro, terminar um curso ou cuidar do próprio relacionamento com atenção. E é nesse ponto que precisa ter disciplina para continuar as coisas.

“Depois de algum tempo, esse ciclo volta e a pessoa sente falta daquela descarga de prazer no cérebro e ela entra na ilusão de que dessa vez vai conseguir finalizar algo, mas vai acabar desistindo quando a dopamina e a serotonina são interrompidas novamente. É um ciclo de ilusão na cabeça que se torna um vício”, expõe o especialista em neurociência comportamental voltada para a mentalidade de crescimento e prosperidade.

E quando tudo acaba dando errado, a sensação se torna uma frustração, a pessoa começa a se sentir mal e os neurotransmissores bons começam a virar coisas ruins. E é nesse momento que o indivíduo caminha para o quadro de ansiedade, síndrome do pânico, alterações hormonais (no caso das mulheres, alterando o ciclo menstrual), impotência (no caso dos homens), queda de cabelo, falta de energia, stress, sobrepeso, baixa imunidade, e em casos mais graves de depressão.

A evolução humana e a procrastinação

Durante milhões de anos de evolução, muitas coisas mudaram. O cérebro se moldou ao longo do tempo para reter energia, mas apesar disso, ele não evoluiu com tanta rapidez como a civilização fez. Hoje não tem mais que ficar caçando comida, não tem que mais ficar andando quilômetros por dia até achar mais uma árvore frutífera, é possível só ficar em casa vendo TV e pedir uma comida pelo iFood, por exemplo.

“Ao longo da evolução, o que durante muito tempo foi o que garantiu a sobrevivência humana, que era um cérebro esperto para guardar energia e buscar alimentos que dessem mais energia, agora ele joga contra. E esse centro de prazer é o que faz as pessoas procrastinarem”, comenta Yuri. As emoções que eles geram nas pessoas, o que as notificações de celular fazem são justamente isso, manipular o cérebro.

“Você não consegue controlar esse centro de prazer. Então, entre ficar deitado assistindo Netflix ou levantar, se trocar e fazer um esforço mental e físico como ir a academia ou ler um livro, o cérebro consequentemente irá escolher pelo prazer mais fácil”, complementa.

Como treinar a mente para fugir da procrastinação?

De acordo com Yuri, é preciso saber que é impossível mudar o cérebro durante a existência, entretanto, é possível entender como ele funciona e hackear a mente para utilizar o subconsciente e a procrastinação a favor. “Vários estudos já indicam que quando as pessoas deixam algumas ideias rodando em paralelo com o dia a dia delas, quando elas decidem realmente entrar naquela atividade, engajar em alguma decisão, elas estão mais preparadas, elas são menos impulsivas e acabam tomando decisões muitas vezes melhores”, específica Yuri.

Isso é como usar procrastinação ao favor, mas a grande maioria das pessoas não conseguem fazer isso, porque não sabem como procrastinar, não percebem que fazem isso e não conseguem utilizar esse inconsciente a seu favor. “Hoje todo o meu trabalho, quando falo sobre mudança de padrões mentais das pessoas, ele é voltado bastante para isso, conseguir fazer elas entenderem isso e utilizar o método da procrastinação a favor delas”, finaliza.

Conheça mais Yuri Utida:
https://www.instagram.com/yuriutida

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa