Penalidades do Google – Como evitar e lidar
A penalidade a que nos referimos é uma punição imposta pelo Google em nosso site. Isso geralmente acontece quando os mecanismos de pesquisa percebem algo suspeito em nosso site, tanto “na página” quanto “fora da página”, medindo links, menções e métricas de usuários.
O principal sintoma de uma penalidade do Google é a queda repentina no tráfego em nosso site. Se observarmos de um dia para o outro que nossa audiência despenca, é muito provável que tenhamos sido sancionados. É esse momento que qualquer consultoria em SEO é acionada.
Agora que sabemos com o que estamos lidando, vamos diferenciar dois tipos diferentes de penalidades, manuais e algorítmicas, bem como suas sub-modalidades.
Penalidades manuais
Existem penalidades manuais que são impostas manualmente por um editor do Google seguindo seu julgamento pessoal. Nesse caso, seremos informados nas Ferramentas do Google para webmasters ( Search Console ) por meio de um aviso em forma de mensagem informando o tipo de penalidade manual que sofremos. Quando conhecemos a causa, podemos agir em consideração para corrigir essa situação e depois enviar uma reconsideração ao Google de nossas ferramentas para webmasters, deixando a decisão de aceitá-la ou rejeitá-la novamente nas mãos do editor.
Penalidades algorítmicas
Nesse caso, são penalidades que ocorrem automaticamente e que geralmente coincidem com a mudança de um algoritmo. Nesse caso, não receberemos nenhum tipo de notificação nas Ferramentas do Google para webmasters (Search Console), portanto, será mais difícil saber o real motivo pelo qual fomos sancionados, o que pode gerar alguma confusão.
Dentro das penalidades algorítmicas, o Google utiliza duas ferramentas que são responsáveis por realizar essas análises programadas de páginas da web. Eles são mais conhecidos como ” animais do Google “.
Google Panda
O Google Panda é responsável pela qualidade, controlando e penalizando as páginas que não possuem conteúdo próprio e que copiam conteúdo de páginas da web de terceiros, que duplicam conteúdo de seu próprio site, que traduzem conteúdo de outras páginas da web para seu idioma, entre outros comportamentos fraudulentos.
Google Pinguim
O Google Penguin trata de evitar esses links artificiais, penalizando sites que fazem uso indevido de links, como links comprados, links de má qualidade ou trocas de links. Comprar backlinks não é o problema, o problema é escolher a agência de link building certa. Eles defendem a ideia de ter links naturais, aqueles que são criados por usuários que realmente se interessam pelo nosso conteúdo. Isso fez com que o Google também levasse em consideração as Redes Sociais e outros fatores para o posicionamento de SEO.
Penalidades para intersticiais intrusivos
Desde 10 de janeiro de 2017, os sites que exibirem intersticiais em dispositivos móveis que impeçam o usuário de acessar o conteúdo sofrerão penalidade. Desta forma, o Google pretende acabar com as campanhas intrusivas que impedem a navegação. Esta atualização resultará em penalidades se alguma das seguintes técnicas for usada para impedir o acesso ao conteúdo:
- Uso de janelas pop-up
- Intersticiais independentes que devem ser fechados para acessar o conteúdo
Formatos que ocultam o conteúdo principal na parte inferior da página
O Google lembra que seu principal objetivo é ajudar os usuários a acessar facilmente o conteúdo em dispositivos móveis para que os usuários encontrem rapidamente a resposta para suas dúvidas, independentemente do dispositivo com o qual navegam.
É mais um passo na estratégia empreendida há dois anos para identificar os sites que facilitaram a navegação para dispositivos móveis, evitando a necessidade de ampliar o conteúdo para lê-lo em um dispositivo móvel.
Pelo contrário, em alguns casos, as mensagens pop-up usadas com responsabilidade não serão afetadas:
Intersticiais que aparecem em resposta a uma obrigação legal, como o uso de cookies ou verificação de idade.
Caixas de diálogo de login em sites onde o conteúdo não é indexável . Por exemplo, isso inclui conteúdo privado, como e-mail ou conteúdo não indexável que esteja por trás de um paywall.
Banners que usam uma quantidade razoável de espaço na tela e são facilmente descartáveis. Por exemplo, os banners de instalação de aplicativos fornecidos pelo Safari e pelo Chrome são exemplos de banners que usam uma quantidade razoável de espaço na tela.
Penalidades por não ter um design responsivo
As buscas de conteúdo a partir de dispositivos móveis continuam a crescer e ameaçam monopolizar a maior parte dos acessos a páginas da web. Os principais buscadores como Google, Bing e Yahoo, atentos a esse novo tipo de uso e acesso aos conteúdos da Internet, procuram adequar os resultados das buscas para oferecer aos usuários uma experiência satisfatória ao modelo de aparelho utilizado.
É por isso que os resultados das buscas de um celular diferem dos obtidos em um computador, já que os buscadores já segmentam os resultados há algum tempo com base na usabilidade dos sites a partir de diferentes dispositivos de acesso .
Portanto, se os conteúdos do seu site não estiverem adaptados para serem consultados a partir de um dispositivo móvel, o seu posicionamento SEO será penalizado pelos motores de busca, desaparecendo mesmo nas pesquisas realizadas a partir de celulares. Existem muitas páginas de empresas e estabelecimentos que em breve serão penalizados em seu posicionamento por não oferecerem conteúdo adaptável a diferentes dispositivos.
Do Google, eles pedem para fazer essa conversão por meio do uso de páginas com estilos ‘responsivos’ ou com alternativas puramente móveis, como AMP. Todos os sites que já atendem aos novos padrões de programação já estão se beneficiando de uma melhor localização nas buscas realizadas em celulares e computadores.
Se você ainda não sabe se seu site atende aos novos requisitos para ser indexado corretamente pelos buscadores, o Google oferece um site onde você pode verificar qual o nível de otimização do seu site e, além disso, oferece soluções possíveis para corrigir sua conversão para o mundo móvel. Esta é a ferramenta de teste de velocidade do site móvel .
Esta é uma ferramenta fácil de usar. Basta digitar o endereço do seu site para acessar a análise e obter uma avaliação da ‘adaptabilidade’ do seu site. Caso os resultados não sejam satisfatórios, o site disponibiliza os erros encontrados e oferece possíveis soluções, além de um relatório detalhado e personalizado para corrigi-los. Obviamente, se o seu site não for ‘responsivo’ ou não tiver uma versão AMP, você deve considerar mudar completamente o seu site ou optar por uma versão exclusiva para dispositivos móveis.
Do Google eles insistem que é importante realizar essa adaptação nos próximos meses e, cientes das profundas mudanças que devem ser feitas, não estão penalizando completamente as pesquisas realizadas a partir de computadores pessoais. No entanto, como indicamos no início, em dispositivos móveis você já poderá notar a penalidade caso seu site ainda não esteja adaptado.
Como saber se fomos penalizados pelo Google ou não
Existem vários truques e ferramentas através dos quais podemos saber se fomos penalizados ou não. Por exemplo, sabemos da existência de uma ferramenta online que nos mostra o tráfego em nosso site de forma rápida e fácil, para que possamos observar o comportamento após cada atualização.
A única coisa que precisamos é ter uma conta do Google Analitycs na página da web que queremos verificar. Nesta ferramenta, além de poder ver as visitas que nosso site recebe através de um gráfico, aparecerão as ações do Google Panda e do Pinguim, por isso é muito útil conhecer o comportamento do público após a passagem dessas ferramentas.
SEO móvel de um site
Mais da metade dos usuários da Internet navega pelo celular, fato que as empresas muitas vezes ignoram ao executar sua estratégia digital. A otimização de um site para visualização e manuseio no celular não apenas melhora a experiência do usuário, mas também seu posicionamento SEO, pois o Google leva em consideração se as páginas estão adaptadas ao ordená-las em seus resultados.
O buscador não penaliza as páginas não adaptadas, mas é um fator favorável posicioná-las acima daquelas que não levam isso em consideração.
Aqui estão algumas chaves para ter um site adaptado ao celular e otimizado para os motores de busca. Se tiver dificuldade, é sempre recomendada uma agência seo.
Adapte o design da web ao celular
Quando navegamos na Internet com nosso celular, a experiência que temos ao entrar em uma página é muito importante, pois fazê-lo em uma página totalmente adaptada a esse dispositivo não é o mesmo que fazê-lo em uma projetada exclusivamente para telas de computador.
Por esse motivo, até o Google pode mostrar resultados diferentes dependendo do dispositivo em que a pesquisa é realizada.
O design responsivo permite que o conteúdo seja visto corretamente independentemente do tamanho da tela, por isso é o mais recomendado pelo Google para que um site também se adapte ao mobile.
Ao ter uma versão mobile, é importante levar em consideração aspectos como conteúdo duplicado, redirecionamentos, tags de mídia alternativa, sitemaps específicos, etc.
A navegação na Web em dispositivos móveis deve ser totalmente otimizada e focada. Alguns dos aspectos mais importantes são o texto e o tamanho dos CTAs, que o design da web seja consistente em todo o site ou que os botões voltar levem você para a página anterior e não para a página inicial.
Otimizar velocidade
Outro aspecto importante para o posicionamento de um site adaptado ao mobile para buscadores como o Google é a velocidade de carregamento da página. De fato, se buscamos melhorar a experiência do usuário, é vital que a velocidade de carregamento da web seja a mais rápida possível, pois, caso contrário, eles podem até sair da página e procurar outra que carregue mais rápido. O tempo do cliente é sempre importante. Tanto assim, que o Google puxou AMP.
Algumas ferramentas como o PageSpeed Insights do Google nos permitem saber qual a velocidade de carregamento de um site. Este em particular nos permite saber em uma escala de 1 a 100 quão rápido é a velocidade de um site móvel e o que devemos melhorar para torná-lo mais rápido.
Peso das imagens
Para otimizar a velocidade de carregamento, é importante levar em consideração o tamanho das imagens que usamos em seu design, pois imagens menores aceleram o processo de carregamento da web.
Implemente apenas os redirecionamentos necessários
Temos que tentar evitar redirecionamentos desnecessários e que os que usamos apontem diretamente para a URL de destino, pois cada um aumenta o tempo de carregamento em 0,6 segundos. Portanto, se nosso site tiver mais de um redirecionamento, ele carregará mais lentamente, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de pesquisa.