Lutador Hugo Marques em busca de unificar o título mundial de Jiu-jitsu

Hugo Marques, ao longo dos anos, tem construído uma reputação crescente e digna que tem agradado ao público que admira seu perfil dentro do jiu jitsu brasileiro e com reputação também internacional.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse talentoso lutador, que em  10 de outubro de 2021, conquistou seu segundo título mundial sem kimono da IBJJF (International Brazilian Jiu Jitsu Federation)  na faixa preta.

Biografia – Resumo

Hugo Marques é um lutador faixa preta do jiu jitsu do Brasil, atualmente representante da equipe 617 Brazilian Jiu Jitsu no circuito competitivo internacional deste esporte e/ou artes marciais.

Reconhecido em seu estilo agressivo, com o qual tem agradado ao público que conhece o seu trabalho, é considerado um dos mais talentosos em sua categoria de peso leve e uma reputação admirável.

Com seu talento, conquistou 3 títulos mundiais da IBJJF, tendo seu sucesso demonstrado orgulhosa e frutiferamente nos principais rankings da sua categoria, sob o comando de Alexandre Salgado e Leandro Escobar.

No entanto, seu início começou de uma forma despretensiosa, aos 16 anos, como um hobby, mas foi tão bem sucedido, que hoje tem sua própria academia, morando em Boston: 617 Brazilian Jiu Jitsu.

Hugo Doerzapff Marques, inicialmente não teve o apoio de sua família, isso porque o Jiu Jitsu Brasileiro não teve sempre uma boa reputação e ainda hoje, há quem olhe com desconfiança para essa arte.

Afinal, por praticamente uma década, essa era uma arte marcial conhecida por sua violenta reputação ligada a gangues e muitas vezes causadores de grandes problemas dentro da sociedade brasileira.

Reputação essa que durou por um tempo, mas que se arrefeceu e que amoleceu o coração de seus pais, conforme o avanço de Hugo acontecia e que o levou a sua tão sonhada carreira de sucesso.

Conquistas

Da faixa branca à faixa preta, sua ascensão teve a cooperação de Alexandre Salgado e Leandro Escobar, que foram guiando Hugo Marques e assim subindo na hierarquia e conquistando títulos importantes para sua carreira.

Seu primeiro título mundial veio com a faixa azul, em 2013, aos 19 anos, pela Federação Internacional de Jiu Jitsu.

Uma conquista tão grandiosa para esse jovem que o levou a sonhar ainda mais alto e o impelindo para a conquista de uma reputação que está entre as melhores de sua geração atual.

O que não lhe restou mais tempo para nada, além de ser um atleta em tempo integral e conquistando títulos cheios de honra diante da importância deles para o Hugo Marques e seus mentores.

Tal sucesso, levando-o a conquistar em 2017 seu 2º título mundial pela Federação Internacional e que fechou com chave de ouro com a sua mais recente conquista daquele momento: sua sonhada faixa preta.

E se você pensa que parou por aí está muito enganado, Hugo Marques não para de crescer e conquistar espaço, entre elas sua academia pessoal, a 617 Brazilian Jiu Jitsu, em que as principais chaves da cultura é um trabalho em equipe, sendo uma família.

Principais Conquistas

Abaixo listamos algumas das principais conquistas de Hugo Marques, às quais foi agraciado ao longo de sua carreira.

  • 1º Lugar IBJJF Campeonato Mundial NOGI (2018/2021)
  • 1º Lugar ACB World Championship (2017)
  • 1º Lugar CBJJ Brasileiro NOGI (2018 **)
  • 1º Lugar ACB Sul-Americano Campeonato (2018)
  • 1º Lugar UAEJJF Grand Slam – RJ (2018/2017)
  • 2º Lugar Campeonato Pan da IBJJF NOGI (2021)
  • 3º Lugar Europeu IBJJF (2018)
  • 1º Lugar Campeonato Mundial da IBJJF (2017 marrom, 2013 azul)
  • 1º Lugar IBJJF Campeonato Mundial NOGI (roxo 2014)
  • 1º Lugar Brasileiro da CBJJ (2017 marrom, 2015 roxo)
  • 1º Lugar CBJJ Brasileiro NOGI (2015 ** marrom)
  • 1º Lugar UAEJJF Grand Slam – RJ (marrom 2016)
  • 1º Lugar IBJJF São Paulo Open (marrom 2016)
  • 1º Lugar IBJJF Rio Summer Open (marrom 2016)
  • 1º Lugar IBJJF Rio Winter Open (roxo 2015)
  • 1º Lugar IBJJF Chicago Open (roxo 2014)
  • 2º Lugar IBJJF Campeonato Mundial NOGI (marrom 2016)
  • 2º Lugar CBJJ Brasileiro (azul 2013)
  • 2º Lugar CBJJ Brasileiro NOGI (2016 ** marrom)
  • 2º Lugar CBJJ por Seleção Brasileira (marrom 2016)
  • 3º Lugar IBJJF Rio Summer Open (marrom 2016)
  • 3º Lugar Mundial da IBJJF (marrom 2016)
  • 3º Lugar IBJJF Pans Championship (2017 marrom)
  • 3º Lugar IBJJF Chicago Open (2014 * roxo)

617 Brazilian Jiu Jitsu – Mais do que uma academia, uma família!

Atualmente Hugo Marques está morando em Boston, mais precisamente para a cidade de Somerville, MA, desde o dia 1 de fevereiro de 2020

Em Boston comprou uma academia e começou uma nova equipe e estrutura, onde a paixão do campeão mundial pelas competições encontrou um rival à altura: o amor pelo ensino e treino de seus alunos.

O professor Hugo Marques, leva para suas turmas sua energia, paciência e o amor pelo esporte e/ou arte marcial, e tem pela sua academia um cuidado especial em tornar o ambiente uma extensão familiar.

O ritmo de cada aluno é único, com treinamentos de acordo com esse ritmo e nível, porém o cuidado de todos é coletivo. Se um aluno está chegando, os mais experientes cooperam com seu treino e todos se apoiam mutuamente.

A 617 Brazilian Jiu Jitsu é como uma família de fato, onde cada membro trabalha visando o todo, criando e formando lutadores capacitados em uma alta qualificação, mas sem deixar de lado a humildade e a busca por paz, seja no tatame ou fora dele.

O lema é: ser intenso, mas respeitador, competitivo, mas acolhedor, transformando a mente e o corpo em força e raciocínio.

Com essa meta, os alunos não têm uma vida fácil de treino, mas sem dúvida se tornam melhores a cada esforço e empenho.

E prova disso, é que em 1 ano e meio do funcionamento da academia, Hugo fez de seus alunos Heitor Senra campeão Pan Americano, faixa roxa – peso médio e Willow, 3º lugar no mundial NOGI 2021, faixa azul.

Se você quer conhecer um pouco mais dessa atleta de ouro e toda sua trajetória, bem como o belíssimo trabalho desenvolvido na sua academia, clique nos links e fique a vontade: https://www.instagram.com/hugomarquesjj/ e https://617fightsports.com

PW-Assessoria de Imprensa e Comunicação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.