Guia do cabelo grisalho: tudo o que você precisa saber

Esconder os fios brancos é coisa do passado!

Era comum que inúmeras mulheres escondessem seus fios brancos já que era considerado como desleixo. Com o passar dos anos, e principalmente com a pandemia, novos hábitos de autocuidado e de autoconfiança surgiram, entre eles: assumir o cabelo grisalho. O que antes era considerado como negligência, hoje é visto como um sinônimo de estilo, um dos motivos para o cabelo platinado, feito por jovens, sendo cada vez mais desejado.

Para entender melhor sobre o processo dos fios, o tricologista e hair stylist Olivier Costa explica. “Conforme vamos envelhecendo, a fibra capilar começa a perder a melanina, que é a responsável por dar pigmentação não só aos fios, mas à pele também. Com isso, os fios vão perdendo sua tonalidade até ficarem brancos, a melanina acaba também sendo responsável por dar uma força aos fios, então é normal que eles fiquem mais quebradiços ao ficarem grisalhos.”

Apesar de serem parecidos, há uma diferença entre cabelos grisalhos e cabelos brancos. O hair stylist explica que o cabelo grisalho é aquele misturado com o tom original dos fios, por exemplo, quando há nuances do cabelo preto junto com o que passou pelo processo da perda de melanina. Já o cabelo branco, é aquele que possui todos os fios que já passaram pela perda, sendo completamente branco.

“O cabelo que perdeu sua melanina tende a ficar mais frágil, costuma ser poroso também por ter dificuldade na absorção de água e nutrientes que são essenciais para manter os fios hidratados e brilhosos, a fibra capilar tem uma capacidade de nutrição muito inferior do que o cabelo com pigmentação natural”, explica Olivier.

Por conta da despigmentação dos fios, é comum que há o amarelamento do cabelo por inúmeros fatores externos, como a poluição, o uso constante de ferramentos de calor como a chapinha, o babyliss e o secador, além da exposição ao sol, por conta da radiação ultravioleta. Esses fatores além de causarem a oxidação do cabelo, também provocam o ressecamento, aumentando a chances de ocorrer a porosidade.

“Por serem fios mais sensíveis, o cuidado com o cabelo branco e grisalho deve ser ainda maior. É importante que a hidratação e nutrição sejam feitas constantemente, de forma semanal é o ideal, sempre dou a dica de fazerem uma reconstrução uma vez ao mês. Além da questão da saúde do dos fios, é recomendado que utilize um shampoo neutralizador, de preferência que seja já próprio para os fios brancos, somente uma vez por semana, assim deixará harmônico e sem o riscos de ficar azulado”, aconselha o hair stylist.

Os produtos como shampoo, condicionador e máscaras próprios para os fios brancos são indicados porque além de serem agentes neutralizadores, também possuem propriedades hidratantes e antioxidantes na sua formulação, deixando o cabelo menos frágil e também inibindo as consequências dos fatores externos.

Apesar da perda da melanina ser um dos fatores principais para o processo da aparição dos fios brancos, não é a única causa. Olivier também afirma que alterações hormonais que podem ser provocadas por conta de estresse, ansiedade e depressão podem causar a despigmentação do cabelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.