Cuidados com os pés: que cuidados para ter pés bonitos?
Os pés certamente são a parte do corpo a que damos menos atenção. No entanto, a beleza e o cuidado com os pés são essenciais para se sentir bem.
Pilares do corpo, os pés precisam de atenção e cuidados específicos ao longo do ano.
Cuidados com os pés
Cuidar dos pés nem sempre é óbvio. Por falta de tempo ou atenção, negligenciamos o que sustenta nosso peso ao longo do dia.
Exceto no verão, quando as sandálias e outros sapatos femininos ou masculinos abertos nos alertam para a falta de cuidado com os pés durante o inverno: pés secos, unhas em mau estado, calcanhares rachados, calos, por uso excessivo de sapatos fechados como tênis, botas femininas e outros tipos de calçados.
Para remediar esses inconvenientes e recuperar os pés bonitos, você deve ter um cuidado especial com eles.
Uma vez por semana ou a cada 15 dias, trate-os sucessivamente com uma esfoliação e a aplicação de um creme nutritivo.
As unhas dos pés crescem mais lentamente do que as das mãos, não é útil cortá-las com muita frequência. No entanto, é bom que verifique regularmente se não há risco de unhas encravadas e também evite cortá-las muito curtas.
Cuidados com os pés caseiros
Caso seus pés não apresentem problemas específicos, como calosidades significativas, um simples tratamento caseiro é suficiente. Isso permite, quando realizado regularmente, pelo menos uma vez a cada 15 dias e com maior frequência no verão, preservar a suavidade e a beleza dos seus pés.
Para isso você vai precisar de:
- de bicarbonato
- um óleo natural vegetal nutritivo, como óleo natural de damasco ou azeite
- um óleo essencial de sua escolha, por sua fragrância e efeitos relaxantes
- um par de meias noturnas
Em uma pequena bacia, coloque água quente, na temperatura que mais lhe convier. Em seguida, coloque cerca de 200 g de bicarbonato de sódio e deixe diluir.
Adicione algumas gotas de óleo essencial, se desejar, lavanda verdadeira ou mesmo tangerina amarela, para o cheiro e seus benefícios no moral. Mergulhe os pés nesse banho por cerca de 1/4 de hora.
O bicarbonato de sódio vai relaxar os pés e limpá-los profundamente. A água quente irá amolecer a epiderme. Isso permitirá que você se esfolie com mais eficiência.
Novamente, você pode usar bicarbonato como esfoliante, misturado com um óleo vegetal.
Após a esfoliação, lave os pés e seque-os bem. Em seguida, massageie com um óleo nutritivo. Para fazê-lo penetrar e aproveitar todas as suas virtudes, coloque meias de dormir após a massagem e durma assim.
No dia seguinte, seus pés estarão extremamente macios.
Pés secos, como amaciá-los?
Se os seus pés sofrem de maior secura, recorrer a cremes especializados no mercado é uma solução, desde que opte pelos produtos adequados.
No entanto, se você sofre de calosidades e calosidades, ou pele morta espessa e difícil de remover, é aconselhável consultar um podólogo.
Os cremes para os pés são eficazes?
Quando tem os pés muito secos, o creme escolhido deve ser enriquecido com moléculas com forte poder reparador, como a glicerina ou a alantoína. Ele também deve ter uma alta taxa de penetração para ser eficaz.
No entanto, cuidado com os cremes que contêm óleos minerais, que são derivados da indústria petroquímica. Se permitem melhorar imediatamente a aparência da epiderme dos pés, trata-se apenas de um tratamento de superfície.
Cremes com composição de qualidade são rentáveis a longo prazo, desde que sejam usados com muita regularidade. Para pés muito secos, recomenda-se massagear uma vez ao dia.
E os raladores vendidos comercialmente?
A necessidade de ter pés bonitos, macios e sem calos, obviamente, não escapou aos fabricantes especializados. Há, portanto, há alguns anos, em supermercados ou parafarmácias, muitas ferramentas para devolver a maciez aos pés.
Esses produtos são exibidos a preços mais ou menos altos, dependendo se o aparelho é elétrico ou manual, muito elaborado ou não. Os raladores elétricos permitem um resultado mais rápido e sem esforço.
A eficácia destes produtos é real, quando o seu uso regular se soma aos cuidados hidratantes. No entanto, você pode obter resultados igualmente bons com ferramentas mais comuns que foram comprovadas por décadas, como uma pedra-pomes.