Conheça as principais dicas para harmonização de vinhos e chocolates
Chocolatier dá diferentes conselhos para você aproveitar
O friozinho traz muitos desejos de consumo, mas o principal deles é aquela duplinha que até consegue fazer sucesso durante o ano inteiro: o chocolate e o vinho. Além de darem mais alegria no dia a dia, o chocolate auxilia na produção de endorfina e dopamina, os hormônios da felicidade que tanto buscamos durante o inverno, por enquanto que o vinho auxilia na circulação do sangue. Apesar de terem gostos tão vivos e diferentes, é possível harmoniza-los.
“Há vinhos que aceitam melhor alguns tipos de chocolate. As origens dos dois produtos, suas receitas e processos vão interferir bastante sobre o resultado da harmonia e possibilidades de combinação”, aconselha Mirian Rocha, especialista em chocolates. Sendo assim, não é possível consumir qualquer tipo da bebida com qualquer tipo de chocolate.
Mirian afirma que o chocolate branco, caracterizado por ser feito com a manteiga de cacau e por ter um teor de açúcar maior, conversa melhor com o espumante, mas ela lembra que é importante que essa bebida precisa ser não brut. Já os chocolates de média intensidade e sem nenhum amargor entram em hamornia com o Pinot Noir.
“O chocolate ao leite, que possui um elemento de dulçor, pede um vinho mais leve como acompanhamento, podendo de ser um vinho de sobremesa que também seja mais doce, ou até mesmo um Rosé”, aconselha Mirian Rocha, especialista em chocolates.