A cineasta Fernanda Vareille fala sobre três exposições em Paris
Fernanda Vareille, documentarista e apresentadora brasileira, dirigiu o longa “A loucura entre nós” (2016), e, desde então, trabalha para produções francesas. Fernanda vive entre o eixo Salvador-Paris, e está sempre muito antenada sobre o que acontece na capital francesa. Para os próximos meses, ela recomenda três exposições. “Picasso Dessiner à l’infini”, que acontece entre os dias 18 de outubro de 2023 a 15 janeiro de 2024. “Esta exposição mostra a vasta obra de desenhos de Picasso, desde seus primeiros estudos até suas obras finais, é inspirador acompanhar a sua renovação”, diz Fernanda.
Cerca de mil trabalhos – cadernos, desenhos e gravuras – estão reunidos, desde obras-primas reconhecidas até desenhos apresentados pela primeira vez, oferecendo uma espécie de diário compulsivamente mantido pelo artista Na Fundação Louis Vuitton acontece a exposição de Mark Rothko (1903-1970), entre os dias 18 de outubro de 2023 a 02 de abril de 2024.
É primeira retrospectiva na França dedicada ao pintor americano. A exposição reúne cerca de 115 obras de importantes coleções institucionais, incluindo a National Gallery of Art em Washington, a Tate em Londres e a Phillips Collection em Washington, bem como coleções particulares internacionais, incluindo a da família do artista. “Rothko é o meu artista preferido, essa exposição segue um itinerário cronológico, traçando a carreira do artista desde suas primeiras pinturas figurativas até a abstração que define seu trabalho atual, é realmente imperdível” Fernanda também adora as galerias do Marais, bairro onde mora. “Eu sempre descubro novos artistas na Galerie Perrotin (76 RUE DE TURENNE 75003 PARIS).
“Atualmente descobri o trabalho Shim Moon-Seup, artista koreano.
É uma galeria muito charmosa no coração do marais, a curadoria é bem feita e é uma oportunidade para a conhecermos artistas da contemporaneidade”.
PARIS 76 RUE DE TURENNE 75003 PARIS SHIM MOON-SEUP 25 NOVEMBRE 2023 – 13 JANVIER 2024