Personal Trainer – Como escolher o certo?
Você finalmente decidiu optar por um personal trainer e começar a fazer algum exercício? Excelente, esse é o caminho perfeito! No entanto, é difícil escolher um personal trainer adequado, pois existem muitos.
Como NÃO escolher errado?
Treinar sob a supervisão de um personal trainer profissional é benéfico tanto para iniciantes quanto para avançados. O personal trainer apresenta um plano de treinamento significativo para ajudá-lo a atingir seus objetivos, trabalhar seus pontos fracos e desenvolver seus pontos fortes, verificar sua técnica, ajudá-lo a eliminar dores e desequilíbrios musculares, mostrar alguns novos exercícios e orientá-lo no mundo dos esportes.
Um bom personal trainer, de fato, tem vários papéis:
- fisioterapeuta (uma dessas responsabilidades é encontrar as causas de seus problemas relacionados ao movimento e resolvê-los)
- médico (algumas doenças estão relacionadas com as condições do seu sistema de locomoção)
- nutricionista (sem os alimentos certos não é possível atingir a performance desejada ou perder/ganhar peso)
- psicólogo (o seu personal trainer deve ajudá-lo na parte mental do seu treino, por exemplo, aumentando a sua confiança, minimizando o efeito do pensamento negativo no seu desempenho, etc.)
- científico (a leitura de estudos sobre treino e nutrição deve fazer parte da rotina diária do seu personal trainer)
- cara (sim, um pouco de exagero, mas você ainda tem que se dar bem a nível pessoal e tem que confiar no seu personal trainer)
Por que ter um personal trainer?
Se é principiante é sempre bom frequentar pelo menos várias sessões de treino com um personal trainer. Eles vão diagnosticar o seu sistema de locomoção, você vai aprender no que trabalhar, quais são os seus problemas de saúde e o que te impede de ter um melhor desempenho. Alguns avaliam até o tenis para exercícios que estiver usando para sugerir modificações.
Eles criarão um plano de treinamento razoável com base em seus objetivos específicos. Eles também criarão exercícios adaptados às suas necessidades e garantirão que você os faça corretamente.
Depois de concluir várias sessões com um personal trainer, talvez você não precise mais continuar com ele. Mas tenha cuidado, porque você pode estar muito errado. Idealmente, todos deveriam ter seu próprio personal trainer para toda a vida.
É por isso que é bom treinar sempre com um personal trainer, ou pelo menos ocasionalmente. Um personal trainer devidamente escolhido continuará a configurar e modificar seu plano de treinamento para que você fique motivado, melhore e alcance seus objetivos. E o mais importante, o personal trainer continuará a garantir que seu treinamento esteja ajudando você e não o contrário.
Infelizmente, nem todos os personal traineres se encaixam na descrição acima. Aqui estão algumas dicas para evitar aqueles que não o fazem.
Personal trainer “Inadequado”
Eu geralmente classifico os personal traineres “ruins” em dois grupos.
O primeiro grupo são personal traineres eles são ruins para todos. Normalmente, essas pessoas passaram por um curso de instrutor de fitness em alguma escola duvidosa; eles não estão muito interessados em exercícios e dizem às pessoas para fazerem o que lhes vier à mente no momento.
Conheça: dolce gabbana tenis masculino’.
Normalmente os encontramos em academias menos populares, mas às vezes você também pode encontrá-los lá (embora seja difícil dizer como eles chegaram lá). Você pode dizer a eles pela maneira como eles conversam enquanto seus clientes andam na esteira.
Em seguida, segue-se um exercício de dez minutos para “experimentar o máximo de ferramentas possível” e novamente caminhar na esteira. Os referidos formadores criam o plano de treino durante a sessão, enviando pelo menos vinte Whatsapps, ligando para a avó e terminando o almoço, entretanto.
O segundo grupo de personal traineres é formado por aqueles que podem ser ótimos para alguns, mas não para você. Em geral, você não se dá bem pessoalmente ou não gosta do estilo de treinamento dele.
Por exemplo, as mulheres geralmente não gostam de levantamento de peso, então personal traineres que gostam que seus clientes façam um pouco de levantamento de peso não são adequados para mulheres que começam a tremer no momento em que veem um peso. No entanto, eles podem ser ótimos para quem gosta de levantar pesos.
Como escolher o caminho certo?
Diagnóstico e disponibilidade
Um verdadeiro personal trainer sempre faz um teste de diagnóstico antes de iniciar um plano de treinamento. Ele mostra se você está fisicamente apto, se tem alguma deficiência potencial, como mobilidade insuficiente, músculos fracos, etc.
Este personal trainer deve perguntar sobre sua saúde, doenças ou atividades físicas anteriores, dieta e o que você faz no seu tempo livre. Mais tarde, quando você criar seu plano de treinamento, os resultados do teste de diagnóstico devem ser considerados uma prioridade, enquanto seus objetivos devem ser os próximos.
Por exemplo, se um cara chega querendo levantar 400 libras, mas não tem um core forte o suficiente ou não consegue usar os glúteos corretamente, você precisa aprender tudo isso primeiro e só então deve começar a trabalhar em direção ao seu objetivo de levantamento terra. Muitos clientes acham isso difícil de aceitar e preferem ter outro personal trainer para fazer levantamento terra com eles desde a primeira sessão.
Tente superar isso, e lembre-se que aumentando gradativamente o nível de dificuldade e um plano de treino elaborado vai te levar muito mais longe (e com menos risco de lesões).
Ativamente interessado em esportes
O personal trainer deve fazer algumas atividades físicas (se estiver de boa saúde). Também é importante que você tenha alguma experiência com o esporte que está treinando agora, o que você fez pelo menos “quando jovem” (isso se aplica principalmente a personal traineres especializados, por exemplo, triatlo, natação, etc.).
Fazendo perguntas o tempo todo
Como te sentes, vês algum resultado, dói, como te sentes depois do treino anterior, como te sentes em geral e o que comeste? Esses são os tipos de perguntas que você deve ouvir muito do seu personal trainer.
Não considere isso um interrogatório, pois todas essas perguntas melhoram os serviços do seu personal trainer. Faça algumas perguntas você mesmo.
Por que estamos fazendo este exercício? Para que serve isto? Como isso vai me ajudar ou melhorar? Por que estou levantando esse peso e por que esse número de repetições? Um bom personal trainer sempre tem respostas, as dá e fica feliz em ver que você está interessado em treinar.
Opinião dos consumidores
Idealmente, o personal trainer deve ter um site oficial onde você pode encontrar feedback de clientes anteriores ou atuais. Se você não tiver o site, pergunte na academia ou peça diretamente ao personal trainer para colocá-lo em contato com alguns de seus clientes.
Se o personal trainer estiver confiante em suas habilidades, você deve estar disposto a oferecer essas informações.
Certificado, sim, mas…
Você realmente não pode confiar em “quanto mais certificados, melhor”. Cada personal trainer deve ter um certificado de instrutor de fitness e deve continuar a desenvolver suas habilidades e conhecimentos. O que importa é a qualidade dos cursos e seminários que você frequentou e não os certificados de participação.
Plano de treinamento personalizado
O personal trainer deve planejar sessões de treinamento diretamente para você com base em sua condição física, saúde, etc.
Se você está assistindo o treino do outro cliente e vê seu personal trainer fazendo o que ele fez com você ontem, pode ser um motivo para se preocupar.
Além disso, o personal trainer deve planejar as sessões de treinamento com antecedência, mas deve ser capaz de modificá-las de acordo com suas necessidades atuais (por exemplo, um de seus braços dói, você está cansado, etc.).
Personalidade
Uma das coisas mais importantes. Mesmo o melhor e mais reconhecido personal trainer não será o certo para você se você não se der bem com ele. Seu personal trainer parece estranho, muito rígido ou negativo? Ou você não se sente bem com ele? Encontre outro para ajudá-lo a se manter motivado.