Skincare: conheça os melhores ácidos para os cuidados com a pele
Especialistas afirmam que os 5 ácidos proporcionam diferentes efeitos
A rotina de skincare é constantemente pautada no dia a dia, inúmeros passos, tratamentos são indicados e diferentes produtos recomendados não só pelos especialistas, mas por diversos influenciadores também. Pela grande quantidade de informação sobre os cuidados com a pele rola a dúvida: “o que devo fazer e usar?”, pensando nisso, as biomédicas Letícia Galvão e Adriana Lima tiram as dúvidas sobre os ácidos que fazem parte dos procedimentos estéticos.
“O ácido hialurônico definitivamente é o mais famoso e falado por diversos especialistas que falam sobre tratamentos estéticos, ele é responsável por hidratar e prevenir as linhas de expressão que ficam mais acentuadas com o passar dos anos, já que o nosso organismo vai perdendo o colágeno, a proteína que garante firmeza e elasticidade à pele”, afirma Letícia.
Apesar de ser o mais famoso, ele não é o único que proporciona resultados para a beleza. “O ácido tranexâmico é responsável por tratar o melasma, as manchas escuras que surgem na pele, especialmente no rosto. Também trata as manchas de sol para quem não usa protetor solar com frequência”, explica Adriana.
Para quem sofre com os efeitos das espinhas, Letícia aconselha o uso do ácido salicílico, segundo ela, é o principal no combate à acne, também ajudando na diminuição da oleosidade presente no rosto, que surge por fatores externos e internos (como a questão hormonal), além de também de combater os poros dilatados.
“Não há dúvidas que as pessoas procuram os tratamentos estéticos para suavizar os efeitos do envelhecimento, para isso, existem dois ácidos, o ascórbico que possui a ação antioxidante e previne no envelhecimento precoce e o retinóico, que estimula na produção de colágeno, além de prevenir as rugas e linhas de expressão”, afirma Adriana.